Portadores de deficiência de G6PD podem tomar loratadina?

Loratadina é liberada para quem possui deficiência de G6PD?

A loratadina é um medicamento anti-histamínico de uso oral muito utilizado para reduzir sintomas de alergias. Ela é indicada para o alívio de sintomas associados com a rinite alérgica, como: coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros, ardor e coceira nos olhos.

Por ser um medicamento bastante utilizado, é bastante frequente a dúvida em mães de crianças portadoras da deficiência de G6PD sobre a loratadina, se eles podem tomar loratadina ou se ela é restrita para quem possui deficiência de G6PD.

Para saber se pessoas com deficiência de G6PD podem tomar loratadina basta pesquisar se ela se encontra na lista de medicamentos restritos, disponível no link Substâncias/Remédios que devem ser evitados por portadores de deficiência de G6PD. Ao realizar a pesquisa podemos ver que ela se encontra na lista de medicamentos que devem ser evitados, ou seja, a loratadina NÃO é aconselhável para quem possui deficiência de G6PD.

Importante saber que algumas vezes a loratadina se encontra em opções com nomes comerciais e que estes também devem ser evitados. Alguns exemplos de nomes comerciais da loratadina são: Claritin, Loranil; porém podem haver outros nomes não citados aqui, portanto é importante sempre conferir no rótulo dos medicamentos qual o seu princípio ativo.

O posso que fazer então?

Conforme explicado no blog Mães que cuidam G6PD, a loratadina pode ser substituída pela DESLORATADINA, já que a desloratadina não é restrita para quem possui deficiência de G6PD.

Lista de medicamentos que devem ser evitados

Caso tenha dúvida sobre outros medicamentos, basta consultar a nossa lista de medicamentos a serem evitados por portadores de G6PD. A lista está disponível na página https://guiag6pd.com.br/substancias-que-devem-ser-evitadas-por-portadores-deficiencia-g6pd/ ou pode ser acessada também no nosso aplicativo Guia de bolso G6PD, bastando clicar no botão abaixo para fazer a instalação do aplicativo.

Referências

DICAS DE MEDICAMENTOS LIBERADOS. Mães que cuidam G6PD, 25 jan. 2017. Disponível em: <https://maesquecuidamg6pd.com.br/index.php/2017/01/25/dicas-de-medicamentos-liberados/>. Acesso em: 07 abr. 2024

Deixe um comentário